ACOLHER - PROJETO PARA MULHERES QUE VIVEM UMA GRAVIDEZ INESPERADA
ACOLHER
Acolher é um dos programas do Pro Sauv - obras sociais, educacionais e assistência à saúde. Com CNPJ 04799695/0001-74, fundada em 14/10/2001 , obtendo o certificado de Utilidade Pública Municipal – lei número 5.471 desde 16 de julho de 2.003 e com sede própria à Rua Alexandre Guizardi, 192, Jardim Pérola- Marília – SP.
O motivo principal que mobilizou algumas pessoas a começarem este programa na organização foi o índice altíssimo de abortos no Brasil (4 a 5 milhões de abortos/ano), sendo que deste número, 40% das mulheres voltam para hospitais com infecções extremamente sérias e 10% morrem (fonte: Kaiser Foundation). Em Marília, aborteiras agem com suas práticas desde há muito tempo (fonte: Diário On-line de 21/06/2006). Fora a comercialização criminosa do medicamento Citotec, que tem venda proibida no Brasil, recentemente comercializado no camelódromo da cidade (fonte: Diário On-Line de 09/02/07).
MISSÃO
Oferecer assistência integral à mulher que passa por uma gravidez inesperada, valorizando a opção pela vida.
PRINCÍPIOS E VALORES
O ACOLHER reconhece a vida como dom de Deus e as pessoas como sujeitas de sua história.
Na tentativa de dar assistência bio-psico-social e espiritual que contemple a pessoa como um todo (físico, emocional e espiritual), compartilha a valorização da vida, oferecendo alternativas de superação, atuando de forma ética por meio do voluntariado e de parcerias com outras organizações.
ATENDIMENTO NA SEDE
As mulheres são acolhidas no projeto encaminhadas a princípio pelo posto de Saúde local ou pela identificação da sua situação com a propaganda publicitária distribuída na cidade (escolas, postos, terminal, hospitais, consultórios, estabelecimentos comerciais, etc)
Sendo recebidas por uma das voluntárias, feito o cadastro, a mulher receberá todo o apoio para que leve adiante sua gravidez.
Sendo também detectadas suas necessidades, encaminhamos aos parceiros ou programas existentes na sede do projeto, tais como: curso de cuidados com o bebê e gestante, cursos profissionalizantes, atendimento psicológico com psico-terapia breve, aconselhamento semanal com voluntários devidamente treinados, encaminhamento para consultas pré-natal, ajuda com enxoval do bebê conforme a necessidade, etc.
Quando não existe aceitação por parte da mulher com relação a gravidez e a intenção de aborto é relatada, é feito o trabalho de informação e conscientização quanto aos métodos e conseqüências do aborto, através de literatura, vídeos e aconselhamento, sempre com o objetivo de assegurar e apresentar outros caminhos com a opção e preservação da vida, tanto do bebê como da mãe.
EDUCAÇÃO PARA A COMUNIDADE
Existem grupos de estudo para cuidado neonatal e pré-parto, além de palestras para adolescentes sobre DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e gravidez inesperada em escolas, centros comunitários, etc. Além disso, existe um acompanhamento pós-aborto, depressão pré e pós-parto e para vítimas de abuso sexual.
O ACOLHER contará com algumas parcerias:
. Posto de Saúde local ( Jd Bandeirantes e São Miguel);
. Hospital de Referência (Materno Infantil) para atendimento de gravidez de adolescentes de até 17 anos e 11 meses, gravidez de risco, medicina fetal e gemelar;
. Hospital e Maternidade Gota de Leite;
. Laboratórios ( exames de BHCG) e exames pré-natais com descontos especiais;
. Coordenadoria da Saúde Local;
. UNIMAR (Atendimento psicológico e convênio a ser firmado com o Projeto);
. Projeto Sentinela (Vitimas de abuso e violência doméstica)
. Empresa de Ônibus para divulgação;
. Terminal de Ônibus local;
. Comunidades cristãs;
. Abrigos para adolescentes;
. Laboratório ( fornecendo os testes de gravidez gratuitos);
. Vara da Infância, Conselho Tutelar ( para casos de encaminhamento dos bebês para adoção e casos de violência contra crianças e adolescentes);
. Delegacia da Mulher (casos de violência doméstica);
. Projeto Pequeno Cidadão e outras políticas públicas.
. Pessoas fisicas e empresas que se identificam com essa causa;
. Profissionais liberais (assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, advogados, etc)
. Serviço Social local.
COMO PARTICIPAR
O trabalho do ACOLHER só é possível por causa da consciência de responsabilidade social de seus voluntários. Todos crêem que mudanças ocorrem quando cada um faz a sua parte
LEIS MUNICIPAIS DE AMPARO ÀS ATIVIDADES DO ACOLHER:
Lei Número 5.714 de 15 de abril de 2.004 – Instituindo “Semana de Apoio à Gestante”
Lei Número 5.957 de 30 de agosto de 2.004 – Instituindo “Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-nascido no Município”
Rua Alexandre Guizardi, 192 -17505-460 – Jd. Pérola - Marília- SP (14)3413-2453 acolhermarilia@terra.com.br

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial